Uma KIZOMBA em prol da diversidade





A Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello realizou na última sexta-feira, 24 de novembro, sua KIZOMBA. O projeto foi executado em consonância com a Lei nº 11.645 - de 10 março de 2008, que diz respeito ao trabalho da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.

Este ano o projeto fora desenvolvido pelos docentes das Ciências Humanas e Linguagens e códigos sendo vinculado ao CIC – Campo de Integração Curricular – Comunicação, uso de mídias e cultura digital, como ação direta do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador desenvolvido pela instituição.

O coordenador de ensino, professor Elonilson Parente mencionou que durante todo o mês de novembro a escola desenvolveu atividades voltadas para essa temática com foco também do dia 20 de novembro, data em que se comemora o dia da Consciência Negra.

A culminância do projeto contou com a presença maciça dos alunos, professores, funcionários e autoridades como a professora Cardoci Paiva e o deputado Daniel Zen, pais e comunidade em geral que puderam prestigiar muita dança (mariri, kuduro, axé, samba, dança de rua africana, carimbó, samba de roda, capoeira, hip hop, makulelê dentre outras), músicas, comidas típicas das culturas africana e indígena, pinturas e belas exposições sobre a vida e cultura dos negros e indígenas presentes em nossa sociedade.


A diretora da escola, professora Ivana Oliveira, que mesmo de férias, esteve prestigiando o evento e parabenizou a todos os envolvidos frisando que: “a escola cumpre com atividades como as desenvolvidas hoje seu papel de cunho social. O respeito e a tolerância são bases fundamentais para a harmonia entre os povos. Nosso país tem uma cultura viva e diversa que perpassa os estereótipos. ”